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Arla 32

Em janeiro de 2012, entrou em vigor uma nova legislação do Proncove (Programa de Controle da Poluição de Ar por Veículos Automotores), a P7. Esta legislação exige desde a modificação de alguns motores, até a utilização de novos sistemas de pós-tratamentos de gases.

Os caminhões e ônibus deverão utilizar novas tecnologias para se adequar aos novos limites de emissões e uma das alternativas é a redução catalítica seletiva, feita por meio do Arla 32.

O Arla 32 é um reagente líquido produzido à base de uréia, que tem o uso específico para aplicação veicular. Este produto é injetado no escapamento, por meio de um sistema de dosagem e realiza reações químicas responsáveis por reduzir a emissão de gases poluentes.

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O que é e como devo usá-lo?

ARLA 32, abreviação de Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, é um reagente de alta pureza imprescindível para os veículos equipados com o sistema SCR.

O Arla 32 é um reagente necessário para uma nova tecnologia de motores, utilizado para reduzir as emissões de NOx geradas durante a combustão do Diesel. Vale ressaltar que o produto não é um combustível, nem é misturado com combustíveis. Os novos caminhões e ônibus produzidos a partir de janeiro/2012 virão com um tanque separado e exclusivo para o Arla 32. Os veículos serão equipados com um reservatório de Arla 32 ao lado do medidor de combustível para que você saiba quando há a necessidade de reabastecer. Se você não fizer o reabastecimento, o seu conversor catalítico pode ser danificado e por medida de segurança o torque do motor será reduzido automaticamente em 25% a 40% dependendo do modelo. O produto será pulverizado dentro do cano de escape.

Como você utilizará menos Arla 32 do que Diesel, o reservatório será menor do que o tanque de Diesel. Ele terá uma marcação bem clara, escrito AdBlue® ou ARLA 32.

IMPORTANTE: Nunca misture diesel com Arla 32

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

Como é vendido o Arla 32?

O Arla 32 está disponível em diferentes embalagens de 20, 200, 1000 litros e também pode ser comercializado a granel.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

Quanto de Arla 32 eu vou precisar?

Para cada 100 litros de Diesel você vai precisar de 5 litros de Arla 32. Você não vai precisar abastecer o tanque de Arla 32 toda vez que abastecer o tanque de Diesel.

O consumo* de Arla 32 será de aproximadamente 5% do seu consumo de diesel.

OBS: Este é um valor médio. O consumo de Arla 32 pode variar em função do modelo, potência e aplicação do veículo.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

O Arla 32 é um produto perigoso?

Não. O Arla 32 não é perigoso para os seres humanos, nem animais. Não é explosivo, nem tóxico.

Em caso de contato com a pele ou roupa, enxágue com água abundante.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

O Arla 32 é inflamável?

Arla 32 não é inflamável.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

Porque o Arla 32 terá que ser usado na maioria dos veículos comerciais?

Na verdade é tudo em prol do meio ambiente. Ao longo dos últimos 25 anos o PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes dos veículos e a partir de 2012 entrará nova fase chamada P-7. Os limites desta nova fase são tão baixos que foi necessário acoplar um sistema de pós-tratamento de gases chamado SCR, para que os novos veículos atendam os limites de emissão. Para que o sistema SCR funcione corretamente, o Arla 32 deve ser injetado no sistema de escape do veículo e lá ocorrerá uma série de reações químicas que irão eliminar a maioria dos gases nocivos.

Os veículos que necessitam do produto começaram a circular à partir de janeiro de 2012, portanto é possível que o próximo veículo que você venha a dirigir, necessite dele. A sua concessionária ou o seu gerente de frotas deverá lhe dizer se o veículo que você está dirigindo necessita ou não do produto.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

O que é SCR?

SCR é a sigla para Selective Catalytic Reduction (redução catalítica seletiva) - uma tecnologia inovadora que os mais renomados fabricantes de veículos a Diesel na Europa e Brasil, adotaram após comparar e testar uma variedade de tecnologias disponíveis que visam reduzir os níveis de emissões de gases aos limites estabelecidos pela novas legislações. O sistema SCR é a única tecnologia que, além de reduzir as emissões (e os gases no sistema de exaustão) dentro dos padrões das novas legislações, permite uma ótima operação do motor em termos de performance e consumo de combustível. Importante frizar que mais de um milhão de veículos no mundo já utiliza esta tecnologia.

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero

Como funciona o SCR?

A tecnologia SCR reduz a emissão de gases NOx que são produzidos dentro do motor durante a combustão. Este processo exige a injeção de uma quantidade específica de ARLA 32; uma solução não tóxica de alta qualidade. O Arla 32 é pulverizado dentro do cano do escapamento antes do catalisador(SCR).

*Fonte: Publicado por ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
*Editor: Ademar Cantero